expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' onselectstart='return false'>

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BÁSICO DE TEOLOGIA







CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA

Informações 

Curso Teológico Oferecido: Curso Básico de Teologia.

Duração do Curso: Mínimo de 03 meses

A Quem se Destina: A obreiros, auxiliares de trabalho, professores da Escola Dominical e membros da igreja em geral, de ambos os sexos.

Materiais do Curso: As matérias são enviadas por e-mail em formato pdf.

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas para o aluno de acordo com a forma de pagamento.

1) Bibliologia
2) Teologia
3) Angelologia
4) Antropologia Teológica
5) Pneumatologia
6) Soteriologia
7) Cristologia
8) Eclesiologia
9) Escatologia
10) Introdução Bíblica.
11) Homilética
12) Pneumatologia 


Documento de Conclusão: Tendo sido aprovado nas matérias deste curso, o aluno estará apto a receber o CERTIFICADO DO CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA.

NÃO ENVIAMOS MATERIAL IMPRESSO
Não disponibilizamos material impresso, devido o grande volume de informações e matérias que compõe o nosso curso, de forma que para tal, teriamos que cobrar dos alunos um valor infinitamente superior ao que é cobrado.

AVALIAÇÃO
Para cada matéria o aluno receberá uma avaliação.

DURAÇÃO DO CURSO: Mínimo de 03 meses e máximo de 24 meses (Depende da disponibilidade de tempo do aluno, da sua dedicação, compromisso e esforço pessoal)




Veja o conteúdo da disciplina de angelologia

ANGELOLOGIA

TEXTO BÁSICO

1.QUEM SÃO OS ANJOS? - São criaturas, isto é, seres criados, porém feitos do nada pela Palavra e o poder de Deus. São espíritos, porque são diferentes dos homens. Eles não estão limitados a condições naturais e físicas. Foram feitos por Deus, dentro de Sua soberania, para adorá-Lo e servi-lo e, posteriormente, para servirem ao povo de Deus. Leia Neemias 9:6 e Colossenses 1: 16.

2.QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA ANJO? - "Mensageiro".

3.QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA DEMÔNIO? - "Divindade", porque os antigos adoravam aos demônios como se fossem deuses.

4.QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA SATANÁS? - "Adversário".

5.QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA DIABO? - "Acusador" ou "caluniador".

6.QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS ANJOS DE DEUS NO CÉU? - Adorar a Deus e obedecer Suas ordens. Leia Filipenses 2:9-11 e Hebreus 1 :6.

7.QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS ANJOS DE DEUS NA TERRA?
Ministrar a favor daqueles que hão de herdar a salvação. Leia I Reis 19:5, Salmos 68:17, Salmos 104:4, Lucas 16:22, Atos 12:7-11, Atos 27:23, Hebreus 1:7,14 e referências.

8.QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS DEMÔNIOS NA TERRA? - Roubar, matar e destruir, possuir as pessoas, fazendo-as cometerem maldades, tirar da mente das pessoas o temor de Deus.

9.QUAIS SÃO AS CLASSES OU TIPOS DE ANJOS? - Arcanjo, querubim, serafim, ou ainda: Principados, potestades, poderes e domínios. Tanto os anjos de Deus como os anjos maus são organizados em hostes, falanges, ou legiões, como verdadeiros exércitos. Leia Isaias 6:2, I Tessalonicenses 4: 16, I Pedro 3:22, Judas 9 e Apocalipse 12:7 e referências.

10.OS ANJOS APARECERAM ANTES OU DEPOIS DOS HOMENS? - Antes.

11.DEVEMOS ADORAR OS ANJOS? - Não, isto é prática pagã. Leia Colossenses 2: 18, Apocalipse 19:10 e Apocalipse 22:9 e referências.

12.OS ANJOS SÃO POUCOS OU NUMEROSOS? - Numerosos, conforme Jó 25:3 e Hebreus 12:22.

13. OS ANJOS TÊM SEXO, OU SÃO ASSEXUADOS? - São assexuados. Na Bíblia são sempre chamados de "varões" ..

14.QUEM É O "ANJO DO SENHOR"? - Jesus, em diversas Teofania. Teofania é uma manifestação visível de Jesus Cristo como o Logos eterno, antes de sua encarnação no ventre de Maria.

15 .. QUANTOS ARCANJOS SÃO CITADOS NA BÍBLIA? - Apenas um: Miguel. / Gabriel é um anjo, provavelmente chefe dos anjos mensageiros, porém só existe um arcanJo.

16.    QUE FIZERAM OS ANJOS DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO? - No Velho Testamento os anjos foram enviados como portadores de mensagens divinas (Daniel 8:19; 9:21; 21:23), proporcionaram ajuda em horas de angústias e dificuldades e ajudaram o povo de Deus nos perigos de Guerra. Também executaram os juízos divinos. Leia Gênesis 48:16, Gênesis 19:15,16, Isaias 37:36 e DanieI4:23,33 e referências.

17.    QUE FIZERAM OS ANJOS DE DEUS DURANTE O MINISTÉRIO, DE JESUS? Acompanharam-No e O serviram durante o tempo que esteve na terra. Um anjo revelou a Maria que ela seria a mãe do Salvador. Fizeram-se presentes na noite em que Jesus nasceu. Quando Herodes havia resolvido matar as crianças em Belém, houve aviso de um anjo. Quando Jesus foi tentado pelo diabo e o venceu, vieram anjos para servir ao Senhor. No Getsemâní, um anjo veio confortar a Jesus. Na ressurreição apareceram anjos e na ascensão houve testemunho de anjos. Leia Lucas 1:28, Lucas 2:10,14, Mateus 2:13,18, Mateus 2:19,23, Mateus 4:1-11, Lucas 22:43, Mateus 26:55, Mateus 28:1,6, Marcos 1:1,5, João 20:12 e Atos 1:11 e referências.

18.QUE FIZERAM OS ANJOS DE DEUS APÓS A ASCENSÃO? - Cooperaram no início da obra evangelizadora e cooperam até agora. Foi um anjo que transmitiu a ordem de Deus a Filipe. Foi um anjo que se manifestou a Cornélio. Foi um anjo que libertou Pedro da prisão. Foi um anjo que executou o juízo de Deus sobre Herodes. Leia Atos 26:10, Atos 10: 1,7, Atos 11: 13,14, Lucas 15:7,10, Atos 12:10,23 e referências.

19.QUE FIZERAM OS ANJOS MAUS NO VELHO TESTAMENTO? - Foi agente \ principal no Jardim do Éden quando seduziu Eva e tentou-a induzir Adão a desobedecer os decretos divinos. Perturbou os profetas, patriarcas e o sumo-sacerdote do antigo concerto, mas foi vencido em todas as suas investidas.

20.QUE FIZERAM OS ANJOS MAUS DEPOIS DA ASCENSÃO? - Cegam os olhos e o entendimento dos homens e cerram seus ouvidos para não ouvirem, verem e entenderem o Evangelho da graça de Deus. Usaram e usam reis, imperadores e outros governantes para perseguirem, com ódio ferrenho, aqueles que servem a Cristo.

21.QUEM SÃO OS QUERUBINS? - São anjos de classe elevada, relacionados com os propósitos retributivos e redentores de Deus e são descritos como tendo rosto de leão, de homem, de boi e de águia.

22.QUAIS SÃO OS ANJOS CUJO SIGNIFICADO É "ARDENTES", MENCIONADOS UMA ÚNICA VEZ NAS ESCRITURAS? - Os serafins.     

23.COMO SABEMOS QUE OS ANJOS ESTÃO DIANTE DE DEUS E O ADORAM? A Bíblia nos afirma que os serafins adoram a Deus com a expressão "Santo, Santo, Santo ... " Também há aqueles que estão sempre diante do trono de Deus. Leia Isaias 6, Apocalipse 7, Neemias 9:6, Filipenses 2:9-11, Hebreus 1:6 e referências.

24.COMO SABEMOS QUE OS ANJOS PROTEGEM E LIVRAM O POVO DE DEUS? Em várias guerras no Velho Testamento e em várias ocasiões no Novo Testamento, a Bíblia nos mostra que Deus enviou Seus anjos para protegerem e livrarem seus eleitos de seus opressores. Jacó falou no fim da sua vida, dizendo: "O anjo que me livrou de todo o mal." (Gênesis 48:16.)

25.COMO SABEMOS QUE OS ANJOS GUIAM E ENCORAJAM OS SERVOS DE DEUS? - Quando os líderes religiosos do séc. I A.D. perseguiram e prenderam os cristãos, vieram anjos para ajudá-los, darem mensagens de encorajamento e apoiá-los . . Leia Atos 27:23, Atos 4:1,7 e Atos 12:2,11 e referências.

26.OS ANJOS SÃO MAIS SÁBIOS OU MENOS SÁBIOS DO QUE OS HOMENS? Mais sábios.

27.OS ANJOS SÃO MAIS PODEROSOS OU MENOS PODEROSOS DO QUE OS HOMENS? - Mais poderosos.

28.    MUITOS CRÊEM QUE EXISTE UM ANJO ESPECIAL, DESIGNADO PARA GUARDAR CADA FILHO DE DEUS. COMO É CHAMADO ESTE ANJO? -Anjo da guarda.

29.QUEM É O "DEUS DESTE SÉCULO" E O "PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR"? - Satanás.

30.A QUE ANIMAL QUE RUGE É COMPARADO O DIABO? - Ao leão.

31.A QUE RÉPTIL É COMPARADO O DIABO? - À serpente.

32.A QUE ANIMAL MITOLÓGICO É COMPARADO O DIABO? - Ao dragão.

33.QUAL É O SIGNIFICADO DE "BELZEBlY', OU "BAAL ZEBUB"? - "Senhor das moscas".

34.QUE ANJOS GUARDARAM O ÉDEN, DEPOIS DA EXPULSÃO DE ADÃO E EV A? - Querubins.

35.    QUE ANJOS POSSUEM SEIS ASAS? - Os serafins.

36.QUE ANJO É CHAMADO DE "GRANDE PRÍNCIPE", PELO PROFETA DANIEL? -Miguel.

37.QUE ANJO AVISOU O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA? - Gabriel.

38.QUE PROFETA TAMBÉM FALOU A RESPEITO DESTE PODEROSO ANJO, GABRIEL, QUE ASSISTE DIANTE DE DEUS? - Daniel.

39.OS ANJOS SÃO CORPÓREOS OU INCORPÓREOS? - São incorpóreos, mas, por permissão especial de Deus, podem tomar corpos, como em Gênesis 19.

40.OS "FILHOS DE DEUS", REFERIDOS EM GÊNESIS 6:2, SÃO ANJOS QUE TOMARAM CORPOS, OU SÃO SERES HUMANOS? - São seres humanos, os filhos de Sete.

41.A QUE CORPOS CELESTES SÃO COMPARADOS OS ANJOS?-Às estrelas.

42.A QUE TIPOS DE TRABALHADORES BRAÇAIS SÃO COMPARADOS OS ANJOS? - A ceifeiros, ou lavradores.

43.A QUE TIPOS DE OFICIAIS GOVERNAMENTAIS SÃO COMPARADOS OS ANJOS? - A ministros.

44.A QUE FENÔMENOS FÍSICOS SÃO COMPARADOS OS ANJOS? - Ao vento e ao fogo.

45.ALÉM DE DEUS, QUEM PARTICIPARÁ DO JULGAMENTO DOS ANJOS? - Os escolhidos de Deus, conforme I Coríntios 6:3.

46.QUEM FOI HOMICIDA DESDE O PRINCÍPIO E JAMAIS SE FIRMOU NA VERDADE? - O diabo, de acordo com João 8:44 e I João 3:8.

47.JESUS MANIFESTOU-SE PARA DESTRUIR AS OBRAS DO ... diabo.

48.COMO A BÍBLIA CHAMA UMA GRANDE QUANTIDADE DE ANJOS? - Miríades

49.COMO A BÍBLIA CHAMA UMA GRANDE QUANTIDADE DE DEMÔNIOS? legião.

50.QUE LIVRO DA BÍBLIA CHAMA OS ANJOS DE "FILHOS DE DEUS"? - Jó (1:6).

51.ONDE ENCONTRAMOS, NA BÍBLIA, OS ANJOS SENDO CHAMADOS DE "SANTOS"? - Mateus 25:31 e Apocalipse 14:10.

52.OS ANJOS SÃO SERES HUMANOS GLORIFICADOS? - Não, são seres independentemente criados.

53. OS       DEMÔNIOS        SÃO ÍMPIOS DESENCARNADOS? - Não, são seres
-independentemente criados que se rebelaram contra Deus;

54.QUAL É O LUGAR PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS? - O lago de fogo.

TEXTO SUPLEMENTAR

ANGELOGIA

INTRODUÇÃO

Muito se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições, procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação feita pela Bíblia Sagrada.
As Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão presente pela eternidade.
Os Anjos não são humanamente visíveis, cremos na veracidade da sua existência e cremos em tudo quanto a Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado na história da criação que apresenta-se em três fases distintas como segue:

l. A criação das coisas espirituais.
Jó 38:1 - 7 Deus ao responder para Jó, que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.

2. A criação das coisas materiais.
A criação material abrange todo o universo onde sua extensão nos dá uma visão da grandeza de Deus.

3. A criação da vida sobre a terra.
Deus formou o homem com uma vida material em combinação com o imaterial. Os anjos são apenas seres espirituais e os homens são seres espirituais e materiais.

DEFINIÇÕES

O vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido como" ANGELLOS"
Em ambos os testamentos o termo " ANGELLOS" tem o significado de MENSAGEIROS DE DEUS.

ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
ANGELLOS = ANJOS
LOGIA = ESTUDO
Portanto, ANGELOLOGIA significa " Doutrina dos anjos "

I. NOMES APLICADOS AOS ANJOS

O termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que expressam o mesmo significado.
O termo Anjo expressa todo ser celestial criado por Deus.

Gênesis 3:24 - Querubim
Gênesis 18:2 - Varão
Josué 5:13 - 15 - Príncipes
Isaías 6:2 - Serafim
Jó 1: 6 - Filhos de Deus
Salmos 104:4 - Ministros
Efésios 1: 20-21 - Principados Potestades Domínios
Hebreus 1:14 - Espíritos Ministradores
Judas 9 - Arcanjo

II. A CRIAÇÃO DOS ANJOS

Os anjos são reais.
Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independente nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites a que foram criados.
A Bíblia fala da manifestação dos anjos na obra da criação do mundo físico (Jó 38.6,7). Eles estavam presentes quando Moisés recebeu de Deus as tábuas da Lei (Hb.2.2);
No nascimento de Jesus (Lc 2.13); Na ressurreição de Cristo (Mt 28.2; Lc 24.4,5); na ascensão de Cristo (At l.10). Quando foram servir ao Senhor Jesus no deserto da tentação (Mt 4.11).
Sua manifestação é incorpórea; eles são seres espirituais e morais. A realidade dos anjos se comprova mediante os atributos de personalidade que eles demonstram falando, pensando, sentindo e decidindo.
Entretanto, os demônios, que são anjos caídos da graça de Deus, tomam para se incorporarem corpos de pessoas vivas ou de animais, e por essas possessões materiais, se manifestam. Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas visíveis para se fazerem manifestos. (I Cor. 15:40 - 44)
Anjos não são meros espíritos sem corpos. Como podemos saber através da declaração do Nosso Senhor de que os filhos da ressurreição serão iguais aos Anjos.
São revestidos de corpos espirituais tais como os que nos são prometidos se formos havidos por dignos de alcançar a ressurreição (Fil. 3:21). O corpo espiritual corresponde ás necessidades da vida espiritual. No arrebatamento o nosso corpo não será o mesmo corpo terreno e corrupto mas espiritual que participará da natureza espiritual.

2. Existem anjos bons e maus.
Na criação original dos anjos, não houve essa classificação entre bons e maus. A Bíblia declara que os anjos foram criados no mesmo nível de justiça bondade e santidade (2 Pe 2.4; Jd 5).
O que define entre bons e maus é o fato de que foram criados como seres morais com livre-arbítrio, e daí, a liberdade de escolha consciente entre o bem e o mal. A queda de Lúcifer deve-se a esta condição moral dos anjos (Is 14.12-16;Ez 28.12-19).
A Bíblia fala acerca dos anjos que pecaram contra o Criador e não guardaram a sua dignidade (2 Pe 2.4; Jd 6; Jó 4.18-21). Aos anjos que não pecaram e não seguiram a Lúcifer, Deus os exaltou e os confirmou em sua posição celestial e para sempre estarão na sua presença, contemplando e executando a vontade do Criador (1 Tm 5.21; Mt 18.10).

3. A habitação dos anjos.
Ao estudarmos as várias classes angelicais, entendemos que estas são distintas por várias atividades e se manifestam no vastíssimo espaço das "regiões celestiais". A Bíblia declara ainda que os anjos de Deus são organizados em milícias espirituais que povoam os céus e são distribuídos em distintas ordens e graus (Lc 2.13; Mt 26.53). Trata-se, portanto, de uma habitação numa dimensão celestial.

4. O número de anjos.
A quantidade existente de anjos é única e incontável, porque desde que foram criados não foram aumentados nem diminuídos. Eles não procriam e foram criados de uma vez pelo poder da Palavra de Deus. (Marcos 12:25)
O propósito do sexo é a reprodução do ser humano, essa necessidade não existe no meio celestial, portanto são assexuados ou seja não possuem sexo.
A Bíblia utiliza expressões variadas para designar "milhares de milhares ", "multidão dos exércitos celestiais ", "muitos milhares de anjos" (Ap 5.11; Dn 7.10; Dt 33.2; Hb 12.22; Lc 2.13). É impossível determinar o número de anjos porque é incontável e é o mesmo número em todos os tempos, desde que foram criados (Sl 148.2-5).
Eles foram criados em multidões que ultrapassam nossa imaginação.
Os Anjos são filhos de Deus numa condição original, visto que Deus os criou. (Col. 1:16)
Esta passagem nos traz informações de que há no mundo invisível grande variedade de seres celestiais, da qual nosso mundo visível é uma pálida reprodução, ou seja Deus não criou somente uma classe de Anjo.

III - NATUREZA GERAL DOS ANJOS

1.    Os anjos são criaturas.
No princípio de todas as coisas, antes da criação do mundo físico, Deus criou os anjos. A expressão "exército do céu", dependendo do contexto, pode ter duas interpretações. Em Gênesis 2.1, Salmos 33.6 e Neemias 9.6, refere-se aos anjos.
É impossível fixar o tempo em que foram criados os anjos, mas a resposta de Deus a Jó declara que eles foram criados antes de todas as outras coisas(Jó 38.4,7)

2.Os anjos são seres espirituais. 

Os corpos espirituais não possuem limitações físicas, por isso a "lei da gravidade" não exerce qualquer influência ou poder sobre coisas espirituais. Por serem superiores à matéria, os anjos podem tomar formas humanas para se fazerem perceptíveis aos sentidos físicos do homem, se houver necessidade. Não sofrem ação da natureza (Juízes 13:19 - 20)
     
Hebreus 1:14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
     
Não envelhecem Marcos 16:5
     
Porque não envelhecem? Não sofrem a ação do tempo
     
Várias aparições de anjos feitas a Abraão, Ló, Jacó, Josué, Pedro e Paulo são exemplos indiscutíveis da Bíblia(Gn 18.1-10; 28.10-22 etc.) Ainda em nosso tempo, os anjos aparecem aos servos de Deus na terra.

3.    Os anjos são seres poderosos.

O salmista os descreveu como "valorosos em poder" que executam as ordens de Deus e lhe obedecem (Sl 103.20) .
II Pedro2: 11 Enquanto os Anjos, sendo maiores em força e ...
Quando os pais de Sansão levantaram um altar ao Senhor, um anjo desceu sobre as chamas do altar sem sofrer qualquer dano(Jz 13.19,20).
Um só anjo matou a 185 mil soldados do exército assírio (Is 37.36). Um só anjo destruiu com fogo as cidades de Sodoma e Gomorra (Gn 19). Um só anjo removeu a pedra do sepulcro onde Jesus foi sepultado, quando se exigia vários homens para remover aquela enorme pedra(Mt 28.2) Embora os anjos tenham poderes, eles são limitados (2 Sm 24.16; Ap 18.1,21; Gn 19.13).
Seus poderes sobrepujam grandemente aos dos homens, entretanto estes poderes são estritamente limitados.
Poder sobrenatural Atos 12:7 - 10; Mateus 28:2; II Reis 19 :35
Poder sobre a natureza Apocalipse 7:; Apocalipse 14 :18; Apocalipse 16:5

4.    Os anjos são seres pessoais.
Na experiência com os homens, os anjos falam, orientam, ouvem e determinam. A Bíblia dá a entender que os anjos possuem uma inteligência superior à dos homens, mas não igual ou superior à de Deus (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12) Dotados de sentimentos, anjos podem experimentar emoções quando rendem culto a Deus (Sl 148.2) .
Eles conhecem suas limitações e se contentam com tudo o que fazem e podem fazer (Mt 24.36).

5.Os anjos são seres imortais.
     Os homens podem morrer, mas os anjos são espíritos imortais (Lc 20.34-36). Significa que eles não estão sujeitos à dissolução, ou putrefação orgânica, visto que seus corpos são imateriais. A imortalidade deriva da pura espiritualidade.
N.B. Imortalidade é diferente de Eternidade.

III. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

     O Senhor deu aos anjos conhecimento, poder e mobilidade mais elevados do que aos homens. Por esses elementos descobrimos algumas características especiais capazes de fazer-nos compreender alguns aspectos da revelação bíblica e das relações pessoais com os homens.

Santidade No Apocalipse, os anjos são identificados como santos. Isto implica em que eles foram colocados em estados eterno de santidade (Ap. 14.10).
Outros textos das Escrituras os identificam como "santos" (Mt 25.31; Mc 8.38; Lc 9.26; At 10.22) para os distinguir dos anjos caídos Jo 8.44 e 1 Jo 3.8-10.

Reverência Uma das características principais das atividades angelicais é o louvor e a adoração (Sl 29.1,2; 89.7; 103.30; 148.2). Jesus declarou que os anjos de Deus sempre estão na presença do Pai e vêm a sua face (Mt 18.10).
     De modo geral, todos os anjos de Deus o louvam e o adoram, mas há uma classe específica das hostes angelicais cuja função principal é louvar e adorar a Deus. Reverência é respeito e veneração marcado pelo temor. Esse temor não é medo, mas significa reconhecimento do poder superior de Deus. Serviço.
     O autor da Epístola aos Hebreus denomina os anjos de "espíritos ministradores" (Hb 1.14), indicando que eles exercem serviços especiais aos interesses do Reino de Deus.

Os anjos executam a vontade de Deus O próprio sentido da palavra "anjo" é mensageiro. Portanto, é função precípua dos anjos servir aos interesses de Deus, obedecendo-lhe em toda a sua soberana vontade. Mais uma vez o autor de Hebreus indica essa função angelical de serviço quando diz: "Ainda quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos e a seus ministros labaredas de fogo"(Hb 1.7). Os escritor sagrado os destaca como "ministros" para identificar o serviço que prestam a Deus em favor dos santos em Cristo.

Os anjos cuidam e protegem os fiéis Há um texto nos Salmos que declara que "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra"(Sl 34.7). Elias, ameaçado de morte pela rainha Jesabel, mulher de Acabe, precisou fugir da cidade para escapar com vida. Elias fugiu para o deserto e assentou-se debaixo de uma pequena árvore chamada zimbro. Estava triste e decepcionado, por isso, pediu a morte. Deitado debaixo daquele zimbro, veio um anjo da parte de Deus e o tocou e lhe disse: "Levanta-te e come. E olhou, e eis que à cabeceira estava um pão cozido sobre brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e tocou-o, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho"(1 Rs 19.5-7)

Os anjos punem os inimigos de Deus Os inimigos de Deus agem de muitas maneiras, mas nada passa despercebido pelo Senhor. Houve um rei da Assíria, chamado Senaqueribe, que desafiou ao Deus de Ezequias, rei de Judá. Imediatamente Deus enviou um anjo poderoso o qual destruiu o exército assírio de 185 mil soldados. Para preservar o seu povo e o seu nome, Deus puniu aqueles inimigos (2 Rs 19.35). No período dos juízos finais da história da humanidade, os anjos serão os emissários de Deus para executarem o seu juízo contra aqueles que rejeitam a Jesus como Salvador do mundo e se constituem em inimigos declarados do soberano Senhor (MT 13.50).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

Alguns possuem asas Êxodo25:20, Isaías 6:2-6
N.B. Na esfera espiritual as asas não são órgãos necessários para voar. Daniel 9: 21-Atos 1: 9
Protetor II Reis 6 :17
Influenciam nos pensamentos João 13:2
Muito rápido Daniel 9:21
Não são Oniscientes Gênesis 19 :12; Marcos 13 :32
Submisso II Samuel 24:16
Não aceitam adoração Apocalipse 19:10
Regozijam Lucas 15:7 - 10
Servem Salmo 103:20
Observam I Coríntios 4:9; Efésios 3:9 - 10
Recebem nosso espírito Lucas 16:22
Reunirão os escolhidos Mateus 24:31

IV - CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL
     No tocante à categoria ou classificação Angelical, as Escrituras dão testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador, isto é, cada Anjo em si mesmo se contenta com aquilo que é.
     A organização angelical abrange as várias categorias ou classes de anjos. À semelhança das organizações políticas existentes no mundo, com graduações e poderes maiores e menores, as cortes angelicais também possuem a sua hierarquia. Estudaremos o assunto de um modo genérico, mas obedecendo a uma certa ordem.

1 - UMA HIERARQUIA
     A Bíblia dá a entender que os anjos de Deus se acham organizados de forma hierárquica, isto é‚ numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação ‚ destacada pelo tipo de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus.

O ARCANJO MIGUEL
     A palavra "arcanjo" representa a mais elevada posição na hierarquia angelical. O prefixo "arc", do grego "arch", sugere tratar-se de um chefe, um príncipe, um primeiro- ministro.
     Entre os livros apócrifos, existe o livro de Enoque, que apresenta sete arcanjos, a saber: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Mas o único nome dessa lista que aparece nos livros canônicos da Bíblia que usamos é o do arcanjo Miguel.
     Judas 9 Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele, mas disse O Senhor te repreenda.
     Esse arcanjo se destaca biblicamente como uma espécie de administrador e protetor dos interesses divinos em relação a Israel) (Dn 12.1). O arcanjo Miguel ‚ denominado " príncipe dos filhos de Israel " porque é o guardião dessa nação.
     Daniel 10:13 ... e eis que Miguel, um dos primeiros Príncipes, veio para ajudar-me.
     Miguel sempre aparece em conotação com Israel, trazendo a imagem de um guerreiro.
     Daniel 12 :1 E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos de teu povo,
     Na visão apocalíptica e escatológica que João teve na Ilha de Patmos, o arcanjo Miguel surgirá como o grande comandante dos exércitos celestiais contra as milícias satânicas, representadas pelo dragão, símbolo de Satanás (Ap 12.7-12). Na vinda pessoal de Jesus Cristo, na primeira fase de convocação dos remidos do Senhor, a escritura não dá nome ao arcanjo, mas declara que a voz do arcanjo será ouvida pelos mortos santos, os quais ressuscitarão e se levantarão de suas sepulturas para ir ao encontro do Senhor nos ares (I Ts 4.16).

O ANJO GABRIEL

     Lucas 1:19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar - te estas alegres novas.
Gabriel significa o " Varão de Deus "
É primordialmente o mensageiro da misericórdia e da promessa de Deus.
Ele aparece 4 vezes na Bíblia e em todas aparece trazendo boas noticias.
Daniel 8 :16, Daniel 9 :21 -- Lucas 1:19, Lucas 1:26
Gabriel também é visto como um Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem caráter especial de um embaixador:
- Trouxe a Daniel a noticia do futuro de Israel.
- Avisou Zacarias do nascimento de João Batista
- Trouxe ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo.
Gabriel é tido como um anjo de elevado poder angelical, da mais alta confiança da corte celestial.





OS QUERUBINS

     Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de Deus. A palavra querubim, no original hebraico "querub" , tem o sentido de guardar, cobrir.
     Eles aparecem pela primeira vez na Bíblia em Gênesis no Jardim do Éden para guardar a entrada oriental a fim de que o homem que havia pecado contra o seu Criador não tivesse acesso ao caminho da árvore da vida.
     Gênesis 3:24 E havendo lançado fora o homem, pôs Querubins ao oriente do Jd. Éden.
     O que aprendemos acerca dos querubins‚ é que eles possuem uma posição elevada na corte celestial e estão diretamente ligados ao trono de Deus (I Sm 4.4; II Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16). Em Ezequiel 10, os querubins aparecem cheios de olhos e o trono de Deus está acima deles. (Significa a onividência de Deus)
     A ligação dos querubins com o trono de Deus nos ensina que eles guardam o acesso á presença de Deus.
Sua função, é proteger, para que o pecado não venha poluir a santa presença de Deus.
     Novamente encontramos estes seres como protetor sobre a arca da aliança (representa a presença de Deus) Só nos é possível entrar no Santo dos Santos ou " Lugar Santíssimo " com o sangue da aliança em nossas vidas (Hb 10.19-22).
     Êxodo 25:20 Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles uma de fronte da outra; as faces dos Querubins estarão voltadas para o propiciatório.
     Em outros textos encontramos os Querubins representando as coisas celestiais e sempre associado à Glória de Deus.
Salmos 99:1 O Senhor reina; tremam as nações; ele está entronizado entre os Querubins;...
Hebreus 9:5 E sobre a Arca os Querubins da glória...
Ezequiel 9:3a, 10:2b E a Glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava...

OS SERAFINS

     O vocábulo serafim deriva do "saraph" e significa ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados. Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus tem procurado sustentar que os Serafins são brilhantes.
     Isaías 6:2 Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com duas cobriam seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.
     Nesta escritura, os serafins estão intimamente ligados ao serviço de adoração e louvor ao Senhor. Nesse serviço, eles promovem, proclamam e mantém a santidade de Deus. O termo Serafim fala de adoração incessante, do seu ministério de purificação.
     Na visão de Isaías, os serafins são representados como tendo seis asas. As asas de cada serafim tinham funções específicas. Com duas asas cobriam o rosto, numa atitude de reverência perante o Senhor. Com as outras duas asas cobriam os pés, falando de santidade no andar diante de Deus, e com as duas últimas asas, eles voavam. Essa visão de seres alados não significa que todos os anjos, obrigatoriamente, têm de Ter asas. As asas desses serafins tinham por objetivo mostrar ao profeta a capacidade de movimento e locomoção dos anjos para realizarem a vontade de Deus. É uma forma materializada que os seres espirituais usam para serem compreendidos, porque, de fato, os anjos são incorpóreos.
     Isaías 6:3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda terra está cheia da sua Glória.
Seu louvor constantemente é dirigido à Trindade. Santo (Deus), Santo (Jesus), Santo (E. Santo)
Neste texto devemos observar o pronome (nós) no verso 8.
Isaías 6:4 E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo.

A Bíblia nos apresenta ainda mais alguns termos aplicados aos anjos.
     Col. 1:16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele
     Rom. 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Segundo alguns teólogos a divisão ficaria assim: Tronos, (querubins e serafins), Poderes, (domínios e potestades), Principados, (arcanjos e anjos comuns).
Apresentaremos uma classificação segundo a ordem dos textos Cl 1.16 e Rm 8.38 , sem nos preocupar com uma ordem definitiva.

TRONOS

     (Cl 1.16) Conforme está no original grego, "thronoi" tem um sentido especial porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada à majestade e soberania de Deus.
     É possível que os "querubins" estejam diretamente ligados a esse tipo de atividade real, pois alguns textos identificam os querubins como os seres sobre os quais Deus está assentado e reinando (I Sm. 4.4; II Rs 19.14; Sl 80.1; 99.1).
     Quiséramos ser os "tronos" de Deus! Entretanto, Deus ostenta sua glória através de nós mediante a permanência do Espírito Santo em nosso ser.

DOMÍNIOS

     (Cl 1.16) . Em algumas versões, o termo grego "kuriothes" ou "kuriotethoi" tem o sentido de soberania ou dominações (Ef 1.21).
     A classe especial de anjos dominadores tem como função principal executar as ordens de Deus sobre as coisas criadas. Paulo diz que esses anjos executam as ordens divinas sob autoridade de Cristo.
     Subentende-se pelo contexto doutrinário do papel dos anjos, que essa classe denominada "dominadores" age de forma executiva sobre o Universo e sobre determinadas esferas espirituais.

PRINCIPADOS

     (Cl 1.16). Mais uma vez aquelas categorias especiais dos querubins e serafins se confundem com essas classificações de tronos, domínios, principados e potestades. Por isso, é difícil estabelecer uma ordem específica; porém, o que está revelado acerca dessas classes de anjos nos é suficiente para entender a sua importância e o seu ministério.
     A palavra "principados" no grego bíblico é "archai", e refere-se a uma classe de anjos que têm poderes de príncipes. Nos reinos terrestres, os principados regem sobre territórios pertencentes ao reino.
     Podemos ver isto na história de Lúcifer, o qual havia sido estabelecido como "querubim ungido para proteger" e estava no monte santo antes de sua queda. Ao mesmo tempo, parece-nos que sua posição de "querubim" é fortalecida e acrescida por outra posição de "principado". Supõe-se que ele governava o planeta na posição de "principado", e só perdeu essa posição quando se rebelou contra o Criador e Senhor (Is 14.13; Ez 28.16; Ap 12.9).
     Devemos também considerar um outro "príncipe" chamado Miguel , referido na Bíblia como "um dos primeiros príncipes" de Deus (Dn 10.13).

POTESTADES


     (Cl 1.16). Potestades referem-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte de Deus. Não se trata de poderes angelicais isolados, mas são chamados de "potestades" porque foram investidos de uma autoridade especial. Vários exemplos se destacam na Bíblia das ações poderosas dessa classe de anjos. Um destes anjos foi enviado por Deus para destruir a cidade de Jerusalém e só parou sua destruição quando Deus lhe ordenou que guardasse a sua espada (I Cr 21.15-27).
     O salmista Davi destaca anjos que são "magníficos em poder" (Sl 103.20). Isto revela que esses anjos pertencem a uma classe de seres poderosos, mas não onipotentes. A onipotência é atributo único do Deus Trino, por isso, nenhuma criatura jamais teve nem terá poderes totais. A magnitude do poder dessas potestades se limita ao nível da capacitação dada por Deus para o cumprimento de suas obrigações.

REINO DOS ANJOS MAUS

     No estudo de Angelologia não só as Escrituras focalizam os Anjos do bem que segundo se diz, se movimentam neste vasto reino de luz, mas ela também de igual modo, nos informa sobre o vasto reino de seres tenebrosos, isto é, o mundo dos espíritos malignos que se opõem tanto a Deus como à sua obra.
     Eles são chamados tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, por vários nomes e títulos que representam suas disposições hostis.
     Um destes seres é Satanás que iremos observar a luz de cada contexto. Vejamos:
     Apocalipse 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
     Há muitos "demônios", mas existe um único "diabo". "Diabo" é transliteração do vocábulo grego "diábolos", nome sempre usado no singular, que significa "acusador" e é aplicado nas Escrituras exclusivamente a Satanás. "Demônio" é transliteração de "daimon" ou "daimonion", o plural é "daimonia".
     Tanto o Senhor Jesus Cristo como os escritores do Novo Testamento, usaram este nome empregando a pessoa de Satanás por muitas vezes.
Sendo Satanás uma criatura maligna, porque Deus o criou?
     Ezequiel 28 :14 Tu eras Querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
     Quando Deus o criou, este era perfeito nos seus caminhos, perfeito em formosura, cheio de sabedoria, era o auge da criação.

1-   A TRANSFORMAÇÃO DESTE QUERUBIM

     Ezequiel 28 :18 - 19 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comercio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
     Transformado como cinza, Deterioração da aparência, Sem residência

2- ALGUNS NOMES ATRIBUÍDOS A SATANÁS

     O grande inimigo de Deus é visto por toda a Bíblia. sempre em conexão com o mal, os nomes que lhe são atribuídos, representam em si mesmo, a personificação da maldade.
Vejamos:
     Diabo -- Caluniador -- Acusador Apocalipse 12:9
     Satanás -- Adversário Apocalipse 20:2
     Dragão -- Serpente -- Falsidade Apocalipse 12:3
     Príncipe dos demônios -- Líder dos demônios Mateus 12:24
     O tentador -- Leva o homem a pecar Mateus 4:3
     Apolion -- Destruição -- Ruína Apocalipse 9:11
     Belzebu -- Maioral dos demônios Mateus 12:24
     Pai da mentira -- Enganador João 8:44
     Em Apocalipse 2:13, fala-se dele como contendo um trono no qual exerce poder, como se fora rei, e considerado o chefe dos anjos maus (demônios)

3- A PRESENTE POSIÇÃO DE SATANÁS

- Tem um reino de demônios Mateus 12:24
- Controle geral I João 5 :19
- Controle político João 12:31
- Controle eclesiástico II Coríntios 4:4
- Controle espiritual Mateus 13:38

     Este vasto reino das trevas centraliza sua estratégia contra a humanidade (principalmente contra os salvos)
Apocalipse 12:9 ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

4-O DESTINO DE SATANÁS

     Podemos traçar brevemente a história de satanás, do começo ao fim.
      Vemo-lo primeiro no céu Isaías 14:12
     Ninguém pode dizer por quanto tempo ele viveu gozando o favor de Deus, mas veio a hora em que ele e muitos outros anjos caíram.
      Encontramos a seguir no Jardim do Éden Gênesis 3 1 - 15
     Por intermédio da serpente ele se tornou o agente da queda do homem
      Em seguida encontramos no céu Jó 1:6 - 7
     Tendo acesso tanto ao céu como na terra, aparece diante de Deus e tem a permissão de tentar a Jó.
      No futuro será lançado à terra Apocalipse 12:9
     Aparentemente isto acontecerá no período da Grande Tribulação.
     Podemos nos alegrar ao observar que sua presença na terra será curta.
      Da Terra será lançado no abismo Apocalipse 20 :1 - 3
     Isto se dará quando Cristo retornar à terra com poder e grande glória para implantar o seu reino milenar.
      Satanás será acorrentado e confinado ao abismo por mil anos.
      Será solto por pouco tempo Apocalipse 20:3
     Durante este período tentará frustrar os planos de Deus, mas seus planos não darão certo.
      Em seguida será lançado no Lago de Fogo Apocalipse 20:10
     Fogo descerá dos céus e os destruirão e todos serão lançados no lago de fogo.
     As escrituras não autorizam a idéia de que o Inferno ou Lago de Fogo é um reino onde ele manda ou reina.
     Satanás não será nenhum "REI "no Lago de Fogo

A QUEDA (PARCIAL) DO MUNDO ANGELICAL

     Para a imaginação humana, o presente assunto e difícil de ser elucidado, a não ser aquilo que se pode depreender dos textos e contextos que focalizam o significado do pensamento.

1-O FATO DE SUA QUEDA

     Entretanto, tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição.
     Quando nos referimos ao relato da criação lemos sete vezes que o que Deus havia feito era bom.
     Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade quando originalmente criados, mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus. Mat. 25:41
     Não pode haver dúvidas, portanto, de que houve realmente uma queda dos anjos.

2-A ÉPOCA DE SUA QUEDA

     A Escritura silencia quanto a este assunto, mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da do homem, já que Satanás entrou no jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar.
     Sugerimos que ela ocorreu algum tempo após a criação dos céus, e que foi a causa principal da condição descrita em Gênesis 1:2

3- A CAUSA DE SUA QUEDA

     Este é um dos profundos mistérios da teologia. Mostramos acima que os anjos foram criados perfeitos. Isto significa que toda a afeição era dirigida a Deus.
A questão é: como pode tal ser cair? É bom lembrar que a criatura tinha originalmente o que os teólogos chamam "posse pecare et posse non pecare", isto é a capacidade de pecar e a capacidade de não pecar, ou seja o livre arbítrio.
     Devemos ter em mente três pontos importantes no que diz respeito ao pecado original destes seres espirituais.

A - O pecado original dos Anjos foi o ter seguido a Satanás em sua revolta quando tentou derrubar a Deus.
Isaías 14 :13 Nesta interpretação não existe previsão de tempo.
B - Os judeus tinham uma tradição, com base em Gênesis 6:2
Os anjos desejaram as mulheres humanas (concupiscência) Nesta interpretação a queda dos anjos ocorreu depois da queda do homem no jardim do Éden.
C - Outra possibilidade, se baseia no terceiro capítulo de Gênesis, onde se narra a história da tentação.
Evidentemente o pecado cometido por Adão e Eva, indiretamente atingiu os seres angelicais.
Romanos 5: 12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
     Devemos, portanto, concluir que a queda dos anjos se deu devido a sua revolta deliberada e auto determinada contra Deus.
Se indagarmos que motivo em particular pode ter estado por trás dessa rebelião, parecemos obter diversas respostas das Escrituras.
     Conf. Ezequiel 28 e Isaías 14 citaremos algumas possíveis causas: Ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus, Prosperidade e beleza, Egoísmo e descontentamento

4-O RESULTADO DE SUA QUEDA

     Diversos resultados de sua queda aparecem nas Escrituras.
- Perderam sua santidade e se tornaram corruptos em natureza e conduta.
- Serão, em um dia no futuro, após seu julgamento, lançados no Lago de Fogo.
- Condenados a viverem sem moradas Efésios 6: 12
- Condenados a viverem sem corpos Mateus 12:43 - 45, Marcos 5 :10 - 11

DOIS GRUPOS DISTINTOS

1 - Os anjos que estão em liberdade.
     Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

     Estes são normalmente mencionados em conexão com Satanás.
- Submissos a Satanás Mateus 12:24
- Atormentam os homens Marcos 5:1 - 4
- Procuram separar o cristão de Cristo Romanos 8:38-39
- Grande Quantidade Marcos 5:9
- Várias categorias Mateusl7:21
- Efésios 6:12 - Principados - Potestades - Hostes
- De todos os tipos

Rastejam no chão Marcos 9:20
Mudos e surdos Marcos 9:25
Como poucos Mateus 8:32
Bandos Lucas l1:26

2 - Os anjos que são mantidos aprisionados.
     11 Pedro2 :4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.
Judas 6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
     Parece que todos concordam que Pedro e Judas se refere aos mesmos anjos.
     Pedro simplesmente diz que eles pecaram e que Deus os precipitou no Tártaro, entregando-os a abismos de trevas e reservando-os para juízo.
     Judas apresenta seu pecado como sendo o de haver abandonado seu próprio principado.
     Assume-se que Deus tenha nomeado um ou mais anjos para cada uma das nações.
     (Daniel 10:13-20) Deixar seu principado poderia significar infidelidade, também poderia significar que eles tentaram obter outro principado mais cobiçado
     Tártaro é um lugar sombrio abaixo do inferno.
- Estão presos em cadeias II Pedro2 :4
- Grande quantidade Apocalipse 9 :15 - 16
- São violentos Apocalipse 9:15

DEMÔNIOS

     Quando examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos.
     A origem dos demônios não é revelada nas Escrituras. Quem são os demônios é uma questão mais ou menos desconcertante, porém faremos algumas colocações.

Espíritos Desencarnados Talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adamicos; ou, quem sabe, da própria raça adâmica. Se forem realmente espíritos desencarnados, isso explicaria o fato que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando desencarnado são incapazes de operar na plena forca de sua maldade.
     Não será que esses demônios são os espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne, antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que, por ocasião daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus.
     Por conseguinte, os demônios são uma ordem de seres espirituais; que parecem ser distintos e separados dos anjos: pelo que fica subentendido por algumas passagens, parecem estar em estado de desencarnação, tendo existido em algum período anterior, quando possuíam forma corpórea.

São anjos caídos que não estão confinados ao Tártaro.
     Este é o ponto de vista tradicional e há muito a recomenda-lo. Estes seriam os anjos que aderiram a rebelião provocada por Lúcifer, e desta forma teriam sido desencarnado. Da mesma forma que o exposto no item anterior, eles necessitam de corpos para poderem se manifestar neste mundo.
     Tem a vantagem de ser simples e de remover a necessidade de maiores pesquisas quanto à origem dos demônios.

1. Sua existência
A - Reconhecida por Jesus.
     MT 12.27,28 - E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes. Se, porém eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
     Jesus Cristo reconheceu a existência dos demônios falando a respeito deles e para eles.

B - Reconhecida pelos setenta.
     Lc 10.17 - Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
     Os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram com o relatório que os demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo.

C - Reconhecida pelos apóstolos.
      Por Paulo. 1 Co 10.20,21 - O Apóstolo Paulo reconheceu a realidade da existência dos demônios em seus dias, e fez advertência a respeito deles.
      Por Tiago. Tg 2.19 - Tiago reconheceu a existência dos demônios, revelando que eles, por crerem na existência de Deus, estremecem.

2. Sua Natureza.

Inteligências pessoais. Mt 8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.
     Características e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra que possuem personalidade e também inteligência.

Seres espirituais. Lc 9.38,39,42 - E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado... Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.
     Os demônios são seres espirituais; são reputados idêntico aos espíritos imundos, no Novo Testamento.

Ao que parece, espíritos destituídos de seus corpos. Mt 12.43,44- Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.

Muitos em número. Mc 5.9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
"Uma Legião, no exército romano, totalizava, quando completa, seis mil soldados; mas aqui essa palavra é usada a respeito de um número indefinido e elevado - suficientemente elevado, contudo, para, assim que tiveram licença, ocupar os corpos do dois mil porcos e destruí-los".
     Os demônios são de tal modo numerosos que tornam Satanás praticamente ubíquo por meio desses seus

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Eles causa moléstias Mateus 9:33
Eles causam distúrbios mentais Lucas 8:35
Eles levam muitos á impureza moral Lucas 8:2
Eles disseminam falsas doutrinas 1 Timóteo 4:1
Eles se opõem aos cristãos Efésios 6:2
Eles possuem seres humanos Mateus 4:24

     Temos que fazer uma distinção, entre mera influência demoníaca e possessão demoníaca: A primeira é uma operação temporária externa dos demônios em certas áreas; A segunda a operação mais permanente interior.

Adivinhação - Predizer o futuro por meio de sortilégios
Deuteronômio 18:10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.
     A hidromância Adivinhação através do movimento da água Gênesis44 :5
     A astrologia A influência dos astros no destino da pessoa Daniel 2:27
     Belomância Adivinhação por meio de flechas sacudindo-as até uma cair. Ez. 21: 21
     Cartomancia Adivinhação através das cartas de jogar
     Búzio Adivinhação com pequenas conchas jogadas pelo Babalaô.

Espiritismo - A crença de que os vivos podem se comunicar com os espíritos dos mortos. Também chamada de Necromância.
     Deuteronômio 18:9 - 14 Nesta passagem e em muitas outras, Israel é claramente avisado para não consultar aqueles que professam comunicar com os mortos.

Veremos alguns exemplos Bíblicos de médiuns.
     A pitonissa de En-Dor 1 Samuel 28:3 - 14
     Simão, o Mágico Atos 8:9 - 24
     Elimas, o Mágico Atos 13 :6 - 12
     A jovem com o espírito de adivinhação Atos 16:16 - 18
     Com relação ao todo do problema do demonismo, as Escrituras nos exortam a testar os espíritos para saber se são da parte de Deus ou não.
1 João 4:1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus;...
Devemos colocar a armadura de Deus para o conflito com esses espíritos, e nos dedicarmos à oração e à súplica em todo o tempo, com toda perseverança.


BIBLIOGRAFIA


OS ANJOS SUA NATUREZA E OFICIO
Severino Pedro da Silva
CPAD
OURO PARA TE ENRIQUECER
Myer pearlrnan
IBAD
DANIEL E APOCALIPSE
Antônio Gilberto
CPAD
PEQUENA ENCICLOPÉDIA TEMÁTICA DA BÍBLIA
Geziel Gomes
CPAD
PALESTRAS EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Henry Clarence Thiessen
IBRB
PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA
Orlando Boyer
IBAI
MANUAL BÍBLICO
Henry H. Halley
Edições Vida Nova
NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA
F. Davidson
Edições Vida Nova


Autor
Ev. José Ferraz


AVALIAÇÃO

1.DEPOIS DE TUDO O QUE LEU, QUE OPINIÃO VOCÊ TEM SOBRE OS ANJOS DE DEUS?

2.DEPOIS DE TUDO O QUE LEU, QUE OPINIÃO VOCÊ TEM SOBRE OS ANJOS MAUS?

3.COMENTE PORQUE A ORDEM É A PRIMEIRA DAS LEIS DO CÉU.

4.POR QUE O CRISTÃO TEM UM SENSO DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO ALÉM DO COMUM?

5.COMO VÊ A OBRA DO ARCANJO MIGUEL E DO ANJO GABRIEL?

6.DÊ ALGUMAS RAZÕES PORQUE NÃO DEVEMOS ADORAR AOS ANJOS.

7.ESCOLHA AS TRÊS QUESTÕES SOBRE OS ANJOS QUE MAIS LHE CHAMARAM A ATENÇÃO E DIGA PORQUÊ.

8.DIGA ALGO QUE VOCÊ AINDA NÃO SABIA A RESPEITO DOS ANJOS E
FICOU SABENDO APÓS ESTE ESTUDO.

9.DESCUBRA CINCO TEXTOS BÍBLICOS QUE FALEM SOBRE OS ANJOS E COMENTE CADA UM DELES, ACRESCENTANDO ALGO AO QUE FOI DITO NESTA APOSTILA.

10.VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA, QUE ESTÁ SENDO PROTEGIDO (A) POR ANJOS DE DEUS? RELATE.

11.JÁ TEVE, ALGUMA VEZ, CONSCIÊNCIA, DE QUE ESTAVA DIANTE DE UMA PRESENÇA ESPIRITUAL NEGATIVA? RELATE.